Blog Single

06 Tem

Linguagem back-end: o que é e quais as 7 mais usadas? Insights para te ajudar na carreira em tecnologia Blog da Trybe

Um framework é uma economia de tempo, permite um mundo de desenvolvimento mais padronizado, e as empresas podem escalar muito mais facilmente quando não têm que começar do zero. Os termos Front-end e Back-end são usados com frequência no
mercado de programação. Agora que você já conhece o significado desses termos
já é capaz de iniciar os estudos e se tornar um programador. A plataforma DevMedia está no mercado de ensino de
programação há 20 anos e com isso conhece o melhor caminho para você se tornar
um programador e conseguir entrar para o mercado de trabalho. Vamos dizer que você esteja voltando no site do Mercado Livre para fazer uma segunda compra. Na parte superior da tela já está aparecendo o seu nome e o seu endereço.

  • Enquanto isso, o JavaScript cuida da interatividade do site e da lógica de programação propriamente dita.
  • Isso torna mais fácil dentro da indústria encontrar as pessoas perfeitas para cada trabalho, ao invés de peneirar muitas pessoas que se dizem desenvolvedores, mas apenas significa que eles podem trabalhar em um lado.
  • Entender o que é o Back-end e o Front-end é essencial para qualquer pessoa que pensa em ingressar na carreira de programador.
  • Um programador que trabalha exclusivamente com o desenvolvimento de back-end tende a criar e dar manutenção em APIs a maior parte do tempo.

Quando você digita uma URL no seu navegador e “dá enter”, ele faz uma requisição para o servidor que guarda os arquivos daquele site. O servidor, por sua vez, devolve esses arquivos, que nada mais são do que um amontoado de códigos, que é interpretado e exibido graficamente (renderizado) pelo seu navegador. Independente da sua escolha, existem diversas vagas sendo oferecidas em ambas
as áreas, e ao aprender qualquer uma delas, muitas oportunidades podem se abrir
pra você no mercado de trabalho. Apesar disso, o PHP também pode ser utilizado para a
construção de APIs que podem ser acessadas por outros sites e até mesmo
aplicativos mobile. O desenvolvimento Front-end é a parte da programação que
cuida da criação de interfaces visuais, daquilo que é mostrado na tela de um
navegador ou de um aplicativo no celular. Eles podem então usar frameworks como atalhos enquanto também digitam seus códigos personalizados usando a mesma linguagem.

A Melhor Maneira de Aprender HTML de Graça (E Porque Você Deve)

É responsabilidade do front-end developer criar a camada visual, o estilo e a estética de um website ou aplicação, daí a importância da criatividade como soft skill. Como está, literalmente, na linha da frente, este profissional materializa as funcionalidades geradas pelo seu colega, o back-end developer, que disponibiliza Bootcamp de programação: como desenvolver suas habilidades em poucos meses os dados do servidor. Mas a comunicação também é um aspecto importante da maioria dos trabalhos de desenvolvimento de backend. Você provavelmente irá trabalhar em projetos com uma equipe de colegas desenvolvedores. Você pode precisar incorporar idéias de clientes, gerentes de produto ou outros interessados.

O padrão mais utilizado hoje em dia para criar aplicações web é o SPA (Single Page Application), uma abordagem que melhora substancialmente a experiência do usuário na web. Os programadores full-stack não têm obrigatoriamente de conhecer todas as https://www.ocafezinho.com/bootcamp-de-programacao-como-desenvolver-suas-habilidades-em-poucos-meses/ linguagens de programação, até porque consegui-lo é perto de impossível. A grande maioria destes profissionais têm um maior conhecimento de tecnologias como PHP e detêm também um entendimento satisfatório do restante processo de desenvolvimento.

Treinamento de desenvolvimento backend

Você pode escolher entre essas duas profissões e conquistar ótimas vagas. Ou ainda pode optar por fazer as duas funções e seguir uma carreira como profissional full-stack, com ainda mais possibilidades de emprego. Trata-se de uma ótima linguagem para orientação a objetos que trouxe novas formas de programar quando surgiu e continua relevante.

programação back end e front end

Mas ele apenas guarda, ele não faz nenhum processamento dessas informações. Na tela do aplicativo do uber, você informa o local de origem/destino e o tipo de carro – Essa tela que você está vendo e inserindo informações é o Front-end do aplicativo. Provavelmente você já deve ter ouvido as palavras
Front-end e Back-end em algum lugar. Seja em um artigo, alguma conversa entre
programadores ou até mesmo em um meme na internet como o da Figura 1. Portanto, podemos concluir que o front-end cuida da apresentação de um site, sua parte externa.

Demanda por desenvolvedores de backend

Um desenvolvedor backend trabalha no servidor, banco de dados e APIs por trás de uma aplicativo web. Os usuários podem até não estar cientes do trabalho do desenvolvedor backend, mas sem ele, o site ou aplicativo não funcionará. Trata-se de uma linguagem back-end que tem como base o C, mas com recursos aprimorados. Além de ser orientada a objetos, é uma linguagem que permite acesso ao hardware e é utilizada na construção de sistemas back-end, sistemas operacionais, bancos de dados, jogos e outros. Uma pessoa desenvolvedora back-end é responsável por implementar as regras de negócio de uma aplicação.

É usada por grandes empresas como Instagram, Spotify e DropBox, e sua popularidade continua a crescer. As habilidades e linguagens de programação listadas abaixo são procuradas por desenvolvedores backend e farão de você um candidato competitivo. O desenvolvedor backend escreveria o código que permite que o botão pegue os dados corretos do banco de dados. Esses dados são entregues de volta ao frontend, onde o desenvolvedor do frontend determina como eles são exibidos para o visitante.

Related Posts

Leave A Comment